terça-feira, 21 de junho de 2011

COMO EVOLUIU A ARTE

A arte foi mudando ao longo do tempo. Ela nasceu assim que o Homem emergiu na terra e tem-se desenvolvido com ele.

O ser humano descobriu que a mobilidade das mãos servia para comunicar e, sendo nómadas, as pessoas precisavam de marcar a sua passagem pelos locais por onde iam passando. O Homem foi evoluindo, descobriu que era um ser inteligente que precisava de se abrigar e construiu uma casa.

A arte começou a manifestar-se quando o Homem desenhou com buris animais, como o cavalo, o bisonte e o veado, nas paredes das cavernas. Mais tarde veio dar-lhes cor, com tintas preparadas a partir de pó de barro, líquido extraído de plantas e resinas. Nessa altura, os “artistas”usavam pincéis improvisados feitos com pêlos de animais que iam encontrando nas florestas. Ao fixar-se num local, o ser humano construiu a sua casa, com madeiras e ramagens de árvores. O Homem tornou-se cada vez mais sensível e continuou a usar as mãos para se dedicar a novas experiências e perpetuou outras. Contudo não foi fácil, devido a escassez de informação e de material. Porém, não é raro verem-se belos quadros pintados a óleo, pastel, aguarela e carvão, que preenchem as paredes das galerias de arte e museus, que à época, já eram trabalhados com materiais de alta qualidade, representando outras culturas que deixaram marcas na História

A norte de Portugal é tradição o uso de barro e xisto, por serem materiais predominantes nesta zona. Com estes materiais contam histórias do povo, usos e costumes. A cestaria também tem o seu destaque e representa, de certo modo, uma tradição que vai passando de geração em geração. O linho também tem o seu ponto de honra. Foi usado por pessoas mais conservadoras, que tentaram, ao longo dos tempos, manter os seus valores tradicionais. Em Peniche, o artesão constrói réplicas de barcos que retratam as vivências de um povo. As mulheres fazem renda de bilros há vários séculos, não havendo conhecimento exacto sobre quem a inventou. Contudo, não podemos deixar de observar em fotografias de outras épocas, senhoras de classes sociais superiores, executando esta arte, se bem que, a sua expansão, viria a ter rosto, nas mãos do povo, que fizeram desta aprendizagem o seu sustento.
Presentemente, e patrocinado pela Câmara Municipal de Peniche, há oficinas onde são transmitidos à juventude os saberes das suas raízes.
.
Com a globalização, o mundo ficou mais pequeno. É comum pesquisarmos na Internet e, vaguearmos pelos lugares mais remotos do planeta, aprendendo sobre as mais diversas culturas e sobre e o seu desenvolvimento. Neste espaço também e fácil encontrar mestres, livros e materiais, e com eles descobrir como se faz desde um esboço a uma linda paisagem e até uma bela onda. O desenho já não contém segredos, novas técnicas foram inventadas.
Regra geral, a arte representa algo muito importante para quem a executa e acredito que não evoluiu como seria imaginado. Ela foi acompanhando a evolução do Homem, que recria um passado, uma vivência e muito saber, caminhando assim para a época contemporânea.
Raízes M / Peniche







Sem comentários:

Enviar um comentário